terça-feira, 21 de junho de 2016

Nova estação - Inverno









Ontem foi o dia marcado para a entrada da nova estação, o inverno aqui no hemisfério sul, também denominado Solstício de inverno,quando o Sol incide no ponto mais inclinado da Terra fazendo o dia mais curto e a noite mais longa do ano.

Como creio que somos parte do Todo e a sintonia que nos interliga está em movimento incessante, procuro cultivar estas conexões doadas pela sabedoria dos nossos ancestrais, cultivar o bem e o bom que há em cada elemento da natureza, inclusive em nós próprios, natureza também.


Recebi esta linda mensagem e venho partilhá-la com vcs( desconheço a autoria):


"As árvores se despedem das folhas, e o solo as transforma em adubo...como parte da Natureza, pra nós também é hora de limpar, transformar em adubo aquilo que já serviu, mas não serve mais... abrir espaços, deixar galhos à mostra...aguardar. 

Com reverência e intenção, abra seus armários, da cozinha, do quarto, do coração e tire tudo que é velho( em desuso). Devolva a semente para a terra. Abra espaços para aguardar o novo da próxima estação. Renove, Recicle, doe e espere...Inverno é tempo de espera, de tolerância, de observação, de cultuar o silêncio com sabedoria, ouvir com paciência e falar somente pra ajudar."

Feliz Inverno!


Que vire rotina  a vontade de espalhar coisas boas por aí!







sábado, 18 de junho de 2016

Guardando o vento que sopra










Salpicou tufos 
no azul pintado ao fundo
trouxe o vento a reboque. 







Em cima adorna
 o que da vista aproxima
antiga história.







Levado ímpeto
correu o pincel de lado a lado
esfumou céu e ar.


¨¨**¨¨**¨¨



"Sopra o vento, sopra o vento
Sopra alto o vento lá fora
Mas também meu pensamento
Tem um vento que o devora[...]

(F. Pessoa_ "Sopra o vento/ excerto do poema)



~~~~~~~~~~~~






quarta-feira, 15 de junho de 2016

Encontro de Blogueiras- junho festivo










Minha semana oficial começou bem demais a partir do gostoso encontro com blogueiras queridas, na segunda-feira.Conhecer de fato as pessoas por trás da telinha, para além do teclado, aviva a sintonia já existente em tantas trocas e mensagens interativas.Cada uma trazendo um pouco do seu universo, do seu riso, da sua empatia para somar ao coletivo animado que se personifica.

Foi o Paço Imperial o cenário escolhido como testemunha adornada para um céu azul-intenso e um friozinho motivador.Dia perfeito pra aquecer corações e assim, o foi.Entre abraços, risos e conversa animada, trocamos horas festivas, promessas de outras iguais, senão pra logo, pra breve.Teve ainda o lançamento oficial do livro da amiga Rosélia Bezerra, com tarde de autógrafos na livraria do espaço.Tudo oportunamente entrelaçado nesse gostoso encontro.

Revi a Tetê ( ma-nan-ci-al.blogspot.com.br) e a Rosélia (espiritual-amizade.blogspot.com.br) e conheci a Jack (meucantinhos.blogspot.com.br), a Zizi (zizi-santos.blogspot.com.br) e a Aleska( ameninadasideias.blogspot.com.br), mulheres ativas e atentas a seu tempo, envolvidas em mil e um projetos, de lindas artezanias à escrita literária em várias nuances.Rosélia e Aleska participam duma Antologia, capitaneada pela segunda, intitulada:Violência contra a mulher.Em vôo solo, Rosélia lançou: Reminiscências Biográficas de uma Religiosa Missionária, mas não só, há outras obras da autora já no circuito.

Além dos motivos óbvios para fazer-se uma visita aos blogs dessas queridas, ainda sustém o desejo de travar uma "conversa" agradável com essas lindas pessoas.








Fica aqui declarado: __ Quero Bis, meninas!





sexta-feira, 3 de junho de 2016

Azul inaugural - depois da chuva









Quando parecia que o um sol tímido se insinuava entre nuvens esparsas, eis que redemoinhos celestes trouxeram cúmulos de nuvens pesadas. E caiu uma chuva densa.Cortina de água lacrimosa e  constante tomando a manhã de surpresa.Desprevenidas, as pessoas corriam à procura de uma abrigo possível. As calçadas molhadas escorriam poças, filetes caudalosos a complicar o passeio.

O dia acinzentou-se. Era de prever-se que assim seria todo ele, mas qual o quê, após duas voltas do ponteiro do relógio( daqueles antigos) um vento suave soprou, as nuvens foram desfilando céleres no firmamento e nesgas de azul novinho se fizeram raiar.

Dia novo, céu límpido, ares frescos, ânimos renovados.
A tormenta sempre passa e o dia claro é constância de fé.






Canção( Cecília Meireles- trecho)


ASSIM MORO em meu sonho:
como um peixe no mar.
O que sou é o que vejo.
Vejo e sou meu olhar.

Água é o meu próprio corpo,
simplesmente mais denso.
E meu corpo é minha alma,
e o que sinto é o que penso...



¨¨**¨¨**¨¨