sexta-feira, 9 de maio de 2014

Por nós e para nós









Falo daquele lugar, naquele dia em que me vi sozinha com minha pequenina nos braços e com um mundo de dúvidas à volta que, recordo com carinho todo o apoio que recebi.Sorte tive ao encontrar os braços e o coração aberto das mulheres mais velhas que me cercavam de conselhos e ensinamentos: minha mãe, minha avó, minha vizinha; a farfalharem as saias pela casa numa ritmada dança que só elas conheciam e desempenhavam com maestria.Vendo-as, ouvindo-as, copiando-as fui me formando mãe.

Para elas, para todas nós mães elevo essa expressiva prece feita pela escritora/psicanalista Clarissa P. Estés, em homenagem a passagem da data dedicada às mães.



Por todas as inteligentes e corajosas, Las sympaticas, as Gran Meres e Mamãezonas e Tantes especiales...por todas as robustas Bon Mamas e humildes Mujeres Grandes que se casaram com o próprio Amor e deram à luz cinco filhos insubmissos chamados, Paz, Esperança, Sagacidade, Interferência e Impetuosidade...por aquelas reverenciadas que derramaram dentro de nós vinte, trinta, quarenta, cinquenta[ ] oitenta anos de vida, que derramaram um rio de conselhos, advertência, que enfiaram no nosso bolso mapas de tesouros dobrados para levarmos ao entrar na selva...pelas que nos desafiaram, nos instigaram, cutucaram e empurraram...as ações exatas para nos fazer crescer na direção dos caminhos exatos para que pudéssemos cultivar mais nossa alma...por seus afagos carinhosos, seus olhares ternos, seus estranhos jeitos de nos incentivar a inovar e ter tanta coragem quanto elas...por seus murmúrios no nosso ouvido: "Não tenha medo, estou com você, não desanime, siga em frente, brilhe agora, abaixe-se agora, e não, assim não vai funcionar, e sim; desse jeito sim"...por suas piadas secretas e seu gosto malicioso; por comportamentos revoltantes e qualidades enternecedoras, por estipularem limites, transgredirem limites; e por apagarem limites rígidos demais e ajustarem limites frouxos.Por essas grandes velhas, Les Dames, algumas veneravelmente maduras na idade, algumas velhas no tempo da alma, mas decerto sábias, que atuam como o Norte verdadeiro para outras - pelo simples fato de existirem... 

*** 






A vcs, amigas/comadres, Mães, meu abraço afetuoso especialmente nesta data!
FELIZ DIA DAS MÃES!

¨¨**¨¨**¨¨ 




Imagens: olhar_43.net

11 comentários:

  1. Um feliz dia das mães para vc, com muito carinho

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  2. Que lindo,Calu!! Sempre assim aqui!

    Feliz Dia das Mães e muitas alegrias! bjs,chica

    ResponderExcluir
  3. E pra você também, querida amiga, mãe e mestra de tão bons exemplos.
    Que maravilha este texto da Clarissa Estés, cheio de incentivo para seguirmos em frente com garra e confiança.
    beijos cariocas


    ResponderExcluir
  4. Que lindo texto!
    Tenha um ótimo fim de semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Calu, que post lindo!
    Sou suspeita para falar porque sou fã da Clarissa.
    Preparei um post para o domingo com esse trecho também, vou fazer algumas modificações para não ficar igual ao seu, não pense que copiei, tá?
    Eu também me vi num mar de insegurança quando voltei para casa com aquele pacotinho no colo…mas deu tudo certo, entre erros e acertos acho que meu filho está se tornando uma boa pessoa.
    Bjs querida e FELIZ DIA DAS MÃES!

    ResponderExcluir
  6. Oi Calu,

    Vim testar e está tudo ok.
    Reli o texto/prece. É lindo.
    Uma beleza sua postagem em homenagem às mães.

    Feliz Dia das Mães, com muito carinho, alegria e aconchego.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Que lindo texto, Calu
    Te desejo um Feliz Dia das Mães, querida
    Um beijinho carinhoso de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  8. Ah é fato, sem as mulheres mais velhas que nos apoiam e ensinam, fica mesmo dificil sozinha. Que maravilha termos essa chance. Aqui na Alemanha tenho pena de algumas mulheres que nao tem esse apoio que nós, sulamericanas temos. Aqui os pais moram longe, e outros familiares, mais ainda...

    Feliz dia das maes querida Calu

    ResponderExcluir
  9. OH Calu, sempre um privilegio ler o que maravilhosamente escreve! E este texto não é excepção!
    Obrigada!
    Feliz Dia das Mães.
    Grande abraço. AIlime

    ResponderExcluir
  10. Olá Calu!
    Lindos textos! Adorei os dois. De fato, que seria de nós se não fossem elas nos bastidores? Como brilharíamos sem as fiações, ligações e as lâmpadas que elas acenderam?
    Beijos querida, um lindo domingo para você!
    Blog da Marli

    P.S. Quero ver se consigo compartilhar lá no meu google+. Vou ver se aprendo, rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  11. Verdade, uma mãe é uma bússola na nossa vida. Parabéns pelo seu dia, querida Calu. Aqui em Portugal festejamos no primeiro domingo de Maio. Mas qualquer dia é bom para celebrarmos a maternidade. Aliás, ter um filho é o momento mais maravilhoso da vida.
    Beijinho, uma doce semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!