quarta-feira, 1 de maio de 2013

Democracia dia-a-dia






____Desconfie daqueles que usam de bravatas para esconderem seus reais propósitos, disse em sala um emérito professor de sociologia que com esta máxima apontou o cenário imutável do nosso Congresso, dita casa do povo, mas que este é o que nunca se vê por lá, seja em fato ou em direito; o que já reflete a inversão da mentalidade vigente.

Quando jovem, vivi os anos de chumbo e não tinha vislumbre político.Os canais que isso possibilitariam estavam selados e uma aparente calmaria provocava letargia na juventude.Não uso esta situação como desculpa, mas como registro de um tempo no qual os jovens ficavam à margem dos acontecimentos no país.O que não se dá agora, quando podemos encher a boca para dizermos em alto e bom som que vivemos numa democracia, porém faz mais que urgente que aprofundemos a significação deste "viver democrático" e o realizemos no dia-a-dia.

Não podemos nos calar ante os farsantes que se dizem defensores do povo e só o são deles mesmos.Desnecessário apontar nomes porque já nos vêm a mente uma lista extensa, mas é pela existência dela que não devemos nos acomodar, pois é justamente isto o esperado pelos escamoteadores da justiça, mesmo que seja "ela" lenta e burocrática, ainda assim será o único esteio duma sociedade que se quer estruturada em valores e princípios democráticos não devendo estar sujeita aos controles corporativos duma  camarilha gananciosa.

Fora com aqueles que visam somente vantagens no poder e sua perpetuação.Tendo controle total de seus desejos infames estarão definitivamente donos dos destinos da nação sem qualquer limites para seus atos funestos.A Justiça tem de permanecer autônoma e superior, pois só nela os interesses espúrios encontram barreiras e a sociedade consegue, mesmo que minimamente, equilibrar os fiéis da balança.Se há sujeira, limpemos com os instrumentos de que dispomos: nosso voto, nossa voz.Precisamos cuidar da sensível democracia que temos e fortalecê-la diariamente pra que nenhum vândalo sorrateiro a derrube.

" A vida é curta demais para ser pequena."
(Benjamim Disraelli) 


"Talvez quem sabe por esta cidade passe um anjo
E por encanto abra suas asas sobre os homens
E dê vontade de se dar aos outros sem medida
A qualidade de poder viver
Vida, vida."
(Rosa Girón) 


Mais posts sobre o assunto nos blogs:
da Beth Lilás, supremamaegaia.blogspot (Aqui

da Marilene, momentos fragmentados (Aqui
******* 

Imagem: pinterest(lestrois)

15 comentários:

  1. Lindo post e não podemos calar mesmo. Devemo gritar ,exercer nossos direitos! beijos,chica, lindo feriado!

    ResponderExcluir
  2. Olá Calu, por aí, por aqui anda tudo um pouco nublado! Não nos calemos e que o nosso voto continue a dar eco à nossa voz que pretendem fazer calar. Beijinhos e ótimo dia. Ailime.

    ResponderExcluir
  3. Nossos direitos acima de tudo!

    Bjs xará.

    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Calu, a internet é também um excelente instrumento para que a voz não se cale.
    Vou lá ver os outros textos.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi Calu! Sou professor e percebo que, cada vez mais, os jovens crescem alienados de seus direitos e ignorantes de seus deveres como cidadãos. São imaturos e incompletos como pessoas humanas. O resultado disso é possível prever: uma sociedade esquizofrênica e involuída. De nada adianta o país ser um dos mais ricos em recursos e tecnologia se não tivermos pessoas capacitadas para usufruí-los com sabedoria. Enquanto isso, os espertalhões de plantão se locupletam. Tristes trópicos!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olá Calu
    Alguém em uma hora vai ouvir nossos gritos, então não desistamos de falar e lutar pelos nossos direitos, afinal o pais é nosso e não estamos passeando por ele fazendo de conta que esta tudo bem, seu texto já nos diz tudo.
    Uma linda quinta feira
    beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Calu, a imagem usada é bem pertinente ao texto e até de que não somos simples vegetais.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  8. Oi Calu!
    Como é difícil esta questão... quem gostaríamos de ver lá, não se candidatam!
    Gostei da reflexão.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  9. Ola, tudo bem? Estou começando a divulgar o meu blog agora
    e gostaria que visitasse e deixasse seu comentário dizendo o que achou.
    Desde ja agradeço =) Jessica

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, amiga Calu!
    Obrigada por se juntar a nós e engrossar o coro! Não dá mais pra ficar calado e engolindo sapos a cada dia, são muitas arbitrariedades e se não nos manifestarmos, não nos indignarmos, parecerá que somos coniventes ou completamente alienados ou desprovidos de carinho pela nossa linda terra.
    A cada dia uma denúncia, um desmando, uma loucura feita sob a capa de gente que governa a nação e nós ... o que será de nós, dos nossos filhos e netos daqui a alguns anos?
    Obrigada por me direcionar e vou lá conferir a outra amiga que também se indigna.
    um grande abraço carioca outonal.


    ResponderExcluir
  11. Oi Calu!

    Lendo seu excelente texto, virei meus olhos p/ meu umbigo, aqui exercer democracia é difícil, existem as leis, onde não são cumpridas na maioria da vezes e tão pouca fiscalizadas. Justiça só p/ pobres, mensaleiros todos livres recorrendo "a justiça", enfim, por ai vai... Ultimamente está até difícil votar, pessoas do bem eleitas, depois de provar o poder, mudam ou são manipuladas...

    Temos que ter fé e coragem!

    Beijos Bella!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Calu!
    Não vivi os anos de chumbo, assim como a maioria dos jovens que atualmente olham para o Brasil com desânimo. A maioria desses brasileiros não são como citou o Augusto. Eles não conseguem o primeiro emprego depois que saem da faculdade. E essa, como todo o ensino está uma droga, como professores que não são exemplo. E existem muitas pessoas que naquela época não sentiram na pele o que era os anos de chumbo e até vejo pessoas elogiarem aqueles anos, dizendo que os militares veiculavam o respeito e que as pessoas se sentiam mais protegidas, seguras e que não havia tanta bandidagem. Bem... pois não é isso que acontece atualmente? O poder sempre ilude os que não tem clareza de ideias. A ditadura não foi boa para nenhum país que a viveu e sinto que ela está voltando, quando vejo na TV propagandas do tipo "PT 10 anos de governo" - a última da d. presidenta com o inestimável "Lulla".
    Quem morava na interior não sabia o que estava acontecendo no Brasil. Jornais e TV eram manipulados. Deus salve a internet! Mesmo assim, a maioria não sabe usá-la ao seu favor. Me lembro das histórias de família, de quando meu primo fugiu para PA por que estava sendo caçado pela ditadura. Hoje, um pacato cidadão que ensina política através de seus livros e um trabalho honrado na Biblioteca Nacional. Ao conversar com ele, se nota a angústia dos sonhos destruídos e olha, ele era petista como muitos que se decepcionaram com esse partido. Enfim, não temos democracia, não temos garantias dos nossos direitos, o Brasil está entregue... O povo não reage com a mesma antiga ilusão que os militares e governos como o de Emílio Garrastazu veiculavam: O “milagre econômico brasileiro” que aumentou o poder de compra da classe média e motivou slogans como “Ninguém mais segura este país”, “Até 1964 o Brasil era o país do futuro. E então o futuro chegou”. Viva o presente?
    Beijus,

    ResponderExcluir
  13. Oi Calu
    Nossa, muito profundo! Muito bem escrito, do jeito de quando eu te conheci e me apaixonei por sua escrita! Concordo plenamente contigo, e acho que o caminho para a "desalineação" se é que essa palavra existe kkkkkk, é os jovens lendo mais, e ficando menos na net e assistindo menos TV.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite minha linda...
    Concordo com você a Justiça precisa se manter autônoma e superior..
    Ai amiga... as vezes eu olho esse quadro político e me dá até vontade de chorar.. e o pior é saber que fomos nós que colocamos eles lá..
    Seu texto está perfeito como sempre..

    Adorei a frase: " A vida é curta demais para ser pequena."

    Mais uma pra levar para acompanhar meus dias..

    Um beijo minha linda.. e uma noite especial viu?

    ResponderExcluir
  15. Bom dia,Calu!!!

    Que belo texto,amiga!!! Sabe, infelizmente a maioria prefere não saber, nem discutir política...uma pena pois se conversássemos mais, entenderíamos mais e saberíamos cobrar resultados! Quantos não vivem uma democrácia e gostariam tanto de poder ser livre para reinvidicar!!! Nós somos e não usamos nossos direitos...
    Quem sabe um dia tudo muda, né?!
    Beijos e meu carinho!

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!