segunda-feira, 11 de julho de 2011

Conversa de Gente Grande



Que vai ser quando crescer?
Vivem perguntando em redor.
Que é ser?
É ter um corpo, um jeito, um nome?
Tenho os três. E sou?
Tenho de mudar quando crescer?
Usar outro nome, corpo e jeito?
Ou a gente só principia a ser quando cresce?
É terrível, ser? Dói? É bom?
É triste?
Ser: pronunciado tão depressa, e cabe tantas coisas?
Repito: ser, ser.
Que vou ser quando crescer?
Sou obrigado a?
Posso escolher?
Não dá para entender. Não vou ser.
Não quero ser. Vou crescer assim mesmo.
Sem ser. Esquecer.


Carlos Drummond de Andrade



Para que serve minha vida e o que vou fazer com ela? Não sei e sinto medo. Não posso ler todos os livros que quero; não posso ser todas as pessoas que quero e viver todas as vidas que quero. E por que eu quero? Quero viver e sentir as nuances, os tons e as variações das experiências físicas e mentais possíveis de minha existência. E sou terrivelmente limitada. (…)Tenho muita vida pela frente, mas inexplicadamente sinto-me triste e fraca. No fundo, talvez se possa localizar tal sentimento em meu desagrado por ter de escolher entre alternativas. Talvez por isso queira ser todos – assim, ninguém poderá me culpar por eu ser eu. Assim, não precisarei assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento do meu caráter e de minha filosofia;
eis a fuga pra loucura..

Silvia Plath

Imagens: Borboleta-Azul.blogspot.com

20 comentários:

  1. Olá,Calu!

    O que é ser? É amar, é viver, é ter uma profissão?
    Continuo em busca das respontas...e de mais perguntas...
    Linda escolha Calu!!Alias duas grandes escolhas!!
    Beijos pra ti!

    ResponderExcluir
  2. Viver um dia de cada vez... Talvez, seja o melhor.

    Adorei; abração.

    ResponderExcluir
  3. Que maravilhas escolheste! E essas perguntas são fatais.Nem bem as crianças saem das fraldas já há quem pergunte...E daí?


    Ficam os questionamentos, a vida resolverá! beijos,chica e linda semana!

    ResponderExcluir
  4. Calu querida,

    Lindíssimos textos! Imensas reflexões! Obrigada por esses presentes! Ser dói quando a gente sabe que não consegue ser o que se deseja.

    Girassóis nos seus dias.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. O mais importante é estar dentro de si e ser o que te faz crescer.

    Obrigada pelo carinho de sempre

    beijokas

    Nina

    ResponderExcluir
  6. O AMANHÃ N NOS PERTENCEM, ENTÃO VAMOS VIVER E SER O HOJE.
    LINDA TEXTO.
    FICA COM DEUS.

    QUERO APRESENTAR NOSSO CANTINHO A VC. SE GOSTA, FAÇA PARTE DE NOSSA FAMÍLIA.
    SE CUIDE.

    ResponderExcluir
  7. Oi, querida amiga!
    Sabes, acho que não são apenas quando crianças que fazemos estas perguntas "quem eu sou?" "o que ser?", pois eu vivo assim até os dias de hoje.
    Me pergunto sempre o que sou neste vasto mundo, para o que fomos feitos? São os mistérios divinos que não teremos nunca respostas definitivas, palpáveis, mas muita gente sabe, ou melhor, diz que sabe, por que têm fé em alguma coisa, não é o meu caso, não sei se felizmente ou infelizmente. haha Tá vendo, não sei nada de nada!
    Que bom o maridex está fora de perigo e de volta ao lar! Espero que você tenha em breve mais tempo para si mesma.
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
  8. Oi, Calu, lembro sim destas perguntas que nos afligiam: o que serei? E que dúvida...Mas mais cedo ou mais tarde tudo se resolvia.
    Hoje perguntamos diferente: para onde vamos?? E esta não temos, ainda, resposta.

    Um beijo, querida amiga.
    Tais Luso

    ResponderExcluir
  9. Bom dia,Calu!!

    Deixo um beijo e votos de um ótimo dia!!

    ResponderExcluir
  10. ... buscamos a nossa identidade por toda a nossa caminhada!!! Lindo post, Calu!!! Beijo, LÜ...

    ResponderExcluir
  11. Que lindo esse poema de Drummond! Não o conhecia e adorei que tenha me apresentado, Calu...
    viver um dia de cada vez talvez seja a única resposta pra essa pergunta..."o amanhã é sei lá" como dizia Ana Jácomo..

    e que dobradinha com Silvia Plath!!! arrasou na postagem!!

    **Calu, não tenho nem mais palavras pra elogiar os comentários que vc escreve... são verdadeiras poesias pra minha vida... adoro cada linha!!

    e seu esposo, está melhor? espero que tenha corrido tudo bem na cirurgia...
    mande notícias...
    deixo meu desejo de melhoras e uma boa recuperação a ele.

    Um beijo, minha querida!

    ResponderExcluir
  12. Uma coisa de cada vez.

    Beijos minha flor!

    ResponderExcluir
  13. Uau Calu,
    que profundidade de pensamentos...
    Ser ou não ser, eis a questão!
    Ou vou sendo...construindo-me entre mutações.
    Aperfeiçoando minhas ações.
    Os textos compartilhados deixaram-me a pensar...
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Calu que linda reflexão querida...Como somos cobrados desde crianças..oque queremos,aonde vamos, oque fazer ser quando crescer?....e isso não muda muito durante a vida ,somente as perguntas...tipo:
    Quando vai namorar? quando vai casar? e os filhos et..etc..
    que coisa....vamos viver mais a vida..deixar de tantas perguntas..
    muitos beijos
    Titi

    ResponderExcluir
  15. Não posso
    fazer crescer
    um amor,
    Como a força dos
    ventos que
    transmitem músicas
    em danças de folhas
    soltas,mais de mim,
    uma gota que alimenta
    esse clamor que ouço em
    teu espirito.Sou feliz,
    sou mulher que rensce
    em cada gesto que
    me toca, de um
    limite que só existe
    na distância
    de uma dúvida
    inexistente.
    (j C Cavalcante)
    Receba minha mensagem com muito carinho,
    beijos no coração,,Evanir..

    ResponderExcluir
  16. Nossa esse texto hoje tem tudo haver comigo, com o que estou sentindo e o meus questionamentos se é isso mesmo que quero ser, é tão bom ver que não sou só eu que sinto isso. Bjs Eliane

    ResponderExcluir
  17. A gente começa a ser quando decide querer, creio.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  18. Olá minha miga Calu!
    Já estou voltando aos blogues. Minha mãe já se recuperou do apagamento que teve em seu cérbro, não na totalidade, mas diria 90%. Tive de abandonar o computador, principalmente os blogues e meus seguidores pois não me sentia concentrado só pensando na mamãe.
    Mais um vez, adorei o seu texto que lindissimo e com toda a razão, também eu sinto-me assim "Qeria aer eu mesmo e sentir todas as sensações que meu corpo pede", mas a sociedade não deixa! Vou ler as postagens anteriores.

    Um beijão grande e obrigado pela força.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia,Calu!!

    Que seu dia seja ótimo!!
    Tudo bem por aí? Espero que seu marido esteja bem!
    Fique com Deus!
    Beijos com carinho pra ti!

    ResponderExcluir
  20. Calu querida esta convidada para o proximo Chá ta? quer o indereço??? rs...
    Que pensamento lindo esse....Vamos viver um dia de cada vez não é?!!!
    Muitos beijos de um bom dia
    Titi

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!