sexta-feira, 1 de julho de 2011

Brincadeira Séria



Faz de conta: você acordou, ligou para o salão e marcou um horário. Na hora do almoço, foi lá e pediu: Corta bem curto. O cabeleireiro não acreditou no que ouvia. Afinal, seus quase cinquenta centímetros de cabelo sempre foram, na sua cabeça (literalmente), uma espécie de atestado da sua feminilidade. Mas agora eles teriam de ser curtos. Para que suas ideias ficassem longas. Ele colocou a mão um pouco abaixo do seu ombro: Mais ou menos aqui? Você segurou a mão dele, levou-a na altura da sua orelha e disse: Tosa.


 Depois, você passou naquela loja onde tem uns vestidos moderninhos e coloridos. Você entrou e pediu aquele cor de laranja com borboletas, muito mais curto do que os que você costuma usar. Aproveitou e pediu a sapatilha da vitrine. Arrancou o seu terninho bege, sua camisa branca e seu escarpim marrom. Deixou tudo por lá mesmo, no provador. E quando a vendedora perguntou o que fazer com aquilo, você disse: Queima.


 Quando você retornou ao trabalho, uma hora depois do horário de costume, com aquele vestidinho e com os cabelos daquele jeito, a roda em torno de você foi se formando. Uns, animadíssimos. Outros, nem tanto. Alguns reprovaram. Como as coisas já não andavam muito bem por ali, sua chefe lhe chamou no final do dia para conversar, e avisou que as coisas não poderiam continuar daquele jeito, ou ela teria que substituir você. E você disse: Substitui.


 Saindo do escritório, deu vontade de jantar naquele bistrô onde você acha que só deve ir no dia do seu aniversário ou outra data importante. Você mal encostou seu carro e já veio o dono da rua, dizendo que eram dez pratas para estacionar ali. Como você não deu bola, o homem começou aquela conversinha surrada dizendo, na entrelinha da entrelinha, que um eventual não-pagamento antecipado incorreria em riscos indesejáveis na pintura do seu bólido. Você pegou o celular, digitou três números, mostrou o visor para o homem e, já com o dedo na tecla “call”, disse: Risca.


 Faz de conta que você chegou em casa e sua filha de dezessete anos estava na sala com o namorado. Você teve que contar de novo a história daquele vestido e daquele cabelo e, como chovia, ela sondou se o rapaz poderia dormir ali. E, enquanto jogava no lixo aquela agendinha que você só usava no trabalho, você disse: Pode.


 Quando se deitou para dormir, aquele anjo que costuma vir conversar com você antes do sono se empoleirou na cabeceira da sua cama. Elogiou o cabelo, o vestido, a decisão no trabalho, o presente de não-aniversário, o chega-pra-lá no dono da rua, a atitude com a filha. Só por curiosidade, perguntou que bicho havia mordido você. E você, se ajeitando no travesseiro e desligando o abajur, disse: Nenhum.


 No dia seguinte, vendo que eram dez da manhã e você ainda não havia se levantado, sua filha entrou no quarto, vocês conversaram e no final ela perguntou como é que vocês viveriam dali para frente. Com certa ironia, ela arriscou dizer que com as bolsas e os badulaques que você produzia e vendia nos finais de semana é que não seria. E você disse: Sim.


 À tarde, você procurou o dono daquele galpão que você havia visto para alugar, perfeito para um atelier, e fez uma oferta. O homem coçou a cabeça, pediu um pouquinho mais, e você disse: Fechado.


 À noitinha, você foi até a casa dos seus avós, assim, de surpresa. E, de surpresa, você os beijou. Quando eles perguntaram o que era aquilo, você disse: Amor.


 Faz de conta que foi assim. Faz de conta que foi desse jeito que você virou a mesa com as quatro cadeiras e viveu, serenamente, seu dia de fúria. Que resolveu não perder mais tempo, fazer o que gosta e ser do jeito que você, só você, acha que é melhor.
 Faz de conta que você morreu. E que alguém lhe deu a oportunidade de voltar para um terceiro tempo.
 Então. Agora vai lá e faz tudo de verdade! 


Silmara Franco



19 comentários:

  1. Caluuuuuuuuuuuuuu
    o que é isso?
    Adorei, adorei.
    Essa é prá todo mundo ler.
    Vai pro facebook.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Calu, Sensacional! virar a mesa é bom demais! Viver do jeito que se gosta melhor ainda! Amei! Só fiquei com pena dos cabelos... mas eles crescem! Aí é só virar a mesa de novo! Só não pode esquecer que o tempo não é mui amigo! O negócio é fazer tudo já!

    Girassóis pra vc.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Espetáculo isso! Todos deveríamos fazer exatamente isso,não esperar pra viver...Não vegetar ou nos acostumar com o que não queremos ou gostamos.Há vida a ser vivida...Lindo!beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Uau, que máximo, adorei o texto!
    Eu fui lendo cada parágrafo e curtindo, queria chegar ao final para ver de quem era e, desculpe minha ignorância, mas não sei quem é esta maravilhosa escritora moderna, que fala coisas do nosso tempo e que toda mulher tem vontade de fazer às vezes.
    Acho que vou começar pelo beijo na minha mãe que irei levar na segunda feira e dizer pra ela que é Amor, muito, que tenho por ela.
    amei!
    beijinhos cariocas, bom fim de semana, e tô indo de novo pra Pasárgada, tchau!

    ResponderExcluir
  5. Que texto fantástico Calu!.. Com certeza, de uma forma ou de outra, sempre passamos pela fase "do virar a mesa".. e cá em nós.. nos faz um bem danado essa sensação de liberdade e de reviravolta em nossa vida [:)]

    Beijocas super em seu coração..
    Verinha

    ResponderExcluir
  6. Ufa! O que foi isso?
    Foi "tensão", ou tesão, do início ao fim. Isso tudo é perfeito!
    Nem tenho muito o que acrescentar sobre a questão abordada. Limito-me a dizer: Você foi dez!

    Parabéns!

    Abração.

    ResponderExcluir
  7. Calu,
    Que texto é esse, maravilhoso? Depois de ler, quis até que me acpntecessem 100 dias de fúria. Muito legal mesmo.
    Espero que tudo corra bem no dia 7 de julho!!!
    Obrigada, minha amiga, pelas palavras lindas que vc deixou lá no Amadeirado. Você é uma pessoa especial, te gosto muito!
    Bjkas com muito carinho!

    ResponderExcluir
  8. Maravilha..entrei em transe...Adorei, empolguei e faria...
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  9. Querida Calu maravilhoso seu texto.......não devemos nos acomodar com uma vida ou uma vidinha que nos deixa infeliz,isso não é bom......muitas vezes temos medo da mudança,de virar a mesa..mas isso em certos momentos da vida é necessario..
    muitos beijos e um bom fim de semana.
    titi

    ResponderExcluir
  10. Oi Calu, querida, poxa todo mundo aqui já disse tudo que pensei ao ler seu texto, por sincronicidade quase que ao mesmo tempo postei um texto, bem mais resumido mas com a mesma essência.
    Beijos e obrigada por compartilhar sua sabedoria.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia,Calu!!

    Nossa!! Que texto maravilhoso!!
    Você anda nos instigando,em?!!rsrsrsr
    É preciso muita coragem e OUSADIA, para ter um dia como este!! Mas deve valer muito à pena!!! Vou pensar seriamente...rsrsrs
    Beijos pra ti!!!
    tenha um lindo sábado!!
    **Muito Obrigada pela sua presença no Jardim!!Sempre que tiver alguma crítica,fique à vontade,tá?! O importante é aprender sempre!!

    ResponderExcluir
  12. Gente bonita,
    fiquei fisgada ao ler esse texto , assim como vcs.Puro sonho de consumo__um dia assim, uma fúria assim,um desfecho assim.
    A autora arrasou!Fico feliz de ter podido compartilhar com vcs, amores.
    Bjos mil,
    Calu

    ResponderExcluir
  13. Oi amiga!!
    Seria maravilhoso poder fazer tudo,não é mesmo?
    Um abraço e no dia 7 estarei enviando toda a minha energia paea vcs aí.
    Ótimo fim de semana e um cheiro para o Miguel.
    Emilinha

    ResponderExcluir
  14. Calu, sem palavras pra comentar esse texto!!
    ele diz TUDO!!

    Brincadeira boa essa, será que consigo brincar um dia todo assim? rs

    "Faz de conta que você morreu. E que alguém lhe deu a oportunidade de voltar para um terceiro tempo.
    Então. Agora vai lá e faz tudo de verdade!"

    Realmente o remate do texto foi perfeito, alías todo o texto é perfeito!

    Obrigada por compartilhar!! Adorei!

    Um beijo, flor mais linda desse meu jardim!
    Bom domingo!!

    =]

    ResponderExcluir
  15. Nossa que texto "manero"! Adorei!
    O "RISCA" foi demais!!!

    Beijos linda!

    Continuarei a pensar nesse seu post... =)

    ResponderExcluir
  16. Sensacional Calu! Quantas e quantas vezes na vida estivemos perto de fazer isso e não o fizemos por pura e simples covardia? Adorei, vou procurar o nome dessa escritora no google...que vontade de fazer isso tudo que me deu agora! rsrs beijos,

    ResponderExcluir
  17. Adorei o texto e a atitude!!! beijos Zí
    www.casadazi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Bom dia,Calu!!

    Vim desejar-lhe um ótimo domingo!!Cheio de amor!!
    Beijos pra ti querida!!
    **Bom demais ler este texto novamente!!Me deu muitas idéias...rsrsrsr

    ResponderExcluir
  19. Calu passei aqui novamente para te deixar um beijo grande de um bom domingo..
    Lí de novo seu texto..gostei muito
    titi

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!